Li ontem no JN que os donos de cafés e restaurantes foram aconselhados, por uma questão económica, a escolherem a opção "Não-fumadores" para os seus estabelecimentos. A razão apresentada prende-se com o facto de ser demasiado custoso e longo realizar obras que permitam ter os dois espaços ou, no caso de ser apenas "Fumadores" construir um sistema de ventilação que permita manter a qualidade do ar; para além disso, se decidirem optar pelo "Fumadores", o trabalhador contratdo pelos comerciantes só poderá aí dispender 30% do total do seu tempo de trabalho por questões relacionadas com a Saúde.
Não vou dizer que não fiquei suspreendida. Sempre pensei que esta lei era demasiado flexível e que os estabeleciemntos iriam optar pelo "Fumadores" e a coisa era a mesma. Por outro lado, o balanço feito com a Lei em Espanha não foi muito positiva, isto é, apesar das leis, pouco mudou e o que mudou não foi significativo.
Por cá, já me contentava em ir jantar e não levar com fumo em cima... Sinceramente, parece-me que aqui vai funcionar assim, os bons restaurantes, hoteis e cafés (os que têm uma reputação a manter) vão aderir sem sombra de dúvida à opção "Não-fumadores", os restantes vão depender mais do tipo de cliente. Tenho fé nos espaço públicos...
Sem comentários:
Enviar um comentário