Lilypie - Personal pictureLilypie Fourth Birthday tickers
Lilypie - Personal pictureLilypie First Birthday tickers

segunda-feira, agosto 04, 2008

Dia de Romaria



O fim de semana mais chato nas caxinas é sem dúvida o primeiro de Agosto...dia de Romaria: é a festa do Senhor dos Navegantes. Há uma procissão com uns 16 andores e para aí uns 400 figurantes e malta até dizer chega para ver a procissão (o JN falava em perto de 50000 pessoas (não me perguntem onde cabiam elas!!)).

Para variar acordei com os foguetes às 9 da manhã (para quem está de férias é um insulto!!), os foguetes são lançados aqui ao lado de casa e explodem bem aqui ao lado do terraço!!!). É uma maravilha!!! Depois a malta acorda e tal... vai a sair de casa e tem um autocarro de São Martinho do Campo estacionado à porta (?!? ver foto 1), a partir daqui só melhora: não há um cm de rua para colocar o carro, a partir das 15h não se circula - o trânsito é cortado - há foguetes e foguetes e foguetes e gente e gente e gente: na praia, nos cafés, na rua...uma procissão de duas horas...e chega o final do dia ainda há bailarico e claro... foguetes!!!
Na procissão, vai tudo o que mexe nas caxinas: avós, pais, netos, é quase tradição... quase toda a gente que conheço já foi na procissão (eu inclusivé...tinha para aí uns 9/10 anos, fui de anjinho de presépio...proibi a minha mãe de me voltar a inscrever...lol). Os andores são carregados apenas por pescadores, que durante todo o ano doam parte do seu ganha pão para a Igreja. O barco que reunir mais dinheiro tem direito a levar o andor do Senhor dos Navegantes. O pior da procissão é carregar o andor da Senhora da Bonança (ver foto 2), pesa uma tonelada!!! São precisos 8 homens de casa lado para o carregar e mesmo assim é um sofrimento (acho que carregar o andor, por si, é um acto de fé!!!). Quando a procissão chega à avenida principal (marginal da Praia) e antes de recolher ...todos os andores são virados para o mar - é uma forma de homenagem ao mar e aos homens que o mar levou... e claro, uma manifestação de fé - (é o ponto alto da festa/procissão) e são lançados foguetes.
Caxinas é uma terra religiosa, como o são a maioria das terras piscatórias... mas este dia é vivido de uma forma especial, a manifestação religiosa dos pescadores é muito sentida - pelos homens...acho que pela vida que levam no mar, por saberem que hoje estão aqui e amanhã podem não estar; e pelas mulheres, por verem os maridos a sair para o mar e continuarem as suas vidas com toda a normalidade. Todos os anos morrem homens das Caxinas no mar, este não foi excepção, pelas minhas contas foram 5 ou 6...
por cá ainda temos muitas crianças (umas cem vão todos os anos há primeira comunhão)

Sem comentários: