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quarta-feira, março 23, 2005

Como sobreviver a uma reunião de avaliação...

Agora que estamos no final do 2º período e as reuniões começaram, demos connosco a pensar num “Manual de Sobrevivência às reuniões sem causar danos graves” (em nós é claro!):
1.EVITEM chegar a horas...podem ter a certeza que ficam, no mínimo, um quarto de hora à espera que cheguem todos.
2.Sorriam como se disso dependesse a vossa vida...
3.Sentem-se o mais perto da porta possível...como vos vão expulsar antes de dizerem as notas (porque isso é segredo de estado) podem sair sem dar muito nas vistas;
4.Não se sentem perto de professores com ar de Filósofos ou velhas caquéticas que começaram a dar aulas no tempo do Salazar...vão olhar para vocês com ar de quem cheira mal e cujas opiniões são sempre contrariadas com o velho “ele é mas é um mal educado!!”
5.Digam tudo o que querem de uma só rajada (tipo turbo), assim evitam as interrupções para repetir o que já disseram e os comentários do tipo “eu ponho-o é fora da porta!!!” ou “quem inventou essa de que mandar o menino para a biblioteca é anti-pedagógico devia vir dar aulas!!!”;
6.NÃO CAIAM NO ERRO DE PEDIR A OPINIÃO DOS PROFESSORES...é certo que a reunião demora mais uma hora do que o suposto e ficam a saber que a tia do primo da mãe do menino trabalhou num bar escuso e que isso faz com que o menino não tenha educação e isso reflecte-se nas notas;
7.Tentem não prestar atenção ao comportamento dos professores – telemóveis a tocar, mandar mms, falar para o lado, atirar isqueiros, mandar bocas uns aos outros, enfim...tudo o que se queixam que os alunos fazem na sala de aula e não deviam fazer e só fazem porque não têm regras em casa.

Se seguirem estas regras verão que sobrevivem muito mais facilmente às reuniões e que vão para casa com a sensação de dever cumprido...agora a sério, todos sabem que as reuniões são uma parte chata mas muito importante na profissão de um psicólogo escolar. É através das reuniões que analisamos a relação aluno-professor e onde podemos saber informação relevante para o trabalho com os alunos...este post foi apenas um desabafo, e uma maneira mais humorística de voltar a escrever no blog!
Um obrigado à Ana Paula Monteiro pela ajuda na falta de criatividade...

2 comentários:

Anónimo disse...

Carlinha...como sabes de reuniões de avaliação não percebo nada, agora de reuniões de professores já m considero uma sobrevivente nata...feliz ou infelizmente já apanhei de tudo, desde akeles k de facto vêm para COLABORAR(um mto obrigado especial para esses, com kem aprendo sempre qq coisa); até akeles k pensavam k íamos dar uma formula milagrosa para todos os seus problemas(a esses posso dizer:não, eles não vão andar, nem começar a falar por causa da reunião....), até akeles k estão a fazer o frete (a esses tenho uma palavra a dizer-REFORMEM-SE!!!!!Dêm trabalho aos k estão no desemprego s n gostam do k fazem!!!!!!)...

Mas a verdade é k eles fazem parte do dia a dia dos nossos meninos, e têm k ser eles a dar continuidade às nossas orientações, senão deitam por terra todo o trabalho feito por equipa...no fundo, acho k eles mtas vezes n têm consciencia d como são importantes e do impacto k têm na educação duma criança...

sei k as minhas reuniões são bem diferentes das vossas, até pk as problemáticas são diferentes e os objectivos da reunião também, ainda assim revejo-me em mtas dicas dadas por ti...

Anónimo disse...

“quem inventou essa de que mandar o menino para a biblioteca é anti-pedagógico devia vir dar aulas!!!”
Concordo!

fp 30/3