Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
É difícil de escolher...mas talvez Os Lusíadas de Luís de Camões. Não me perguntem porquê mas fascina-me a história por trás do livro.
Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por uma personagem de ficção?
Os personagens com um ar louco sempre me fascinaram e o Jean-Baptiste Grenouille do Perfume foi o psicopata perfeito…fiquei agarrada! Alguns dos personagens do 100 anos de solidão continuam a povoar a minha mente de vez em quando.
Qual foi o último livro que compraste?
Se todos contassem teria de ser A Hiperactividade. Mas o último livro que comprei mesmo foi o 1001 filmes para ver antes de morrer que ofereci ao Alexandre no Natal. Para alguma coisa serviu a Colecção do Público...agora quero ler a maior parte dos livros que lá estão e depois penso em comprar mais.
Qual o último livro que leste?
Como não consigo ler um livro de cada vez, digo antes: os últimos livros que li foram o Crime e Castigo…tinha-me comprometido a lê-lo há muito tempo atrás mas depois das primeiras páginas desistia…este verão foi de vez, com algumas paragens pelo meio para descansar... consegui acaba-lo recentemente; o outro foi o Mentes Assassinas do Brian Innes, um psicólogo forense…foi uma viagem ao tenebroso mundo dos psicopatas…e O Crime de Lorde Artur Saville e outros contos de Óscar Wilde da Colecção do Público.
Que livros estás a ler?
Assim, ando a ler Cartas do Gervásio ao seu amigo Umbigo (por editar); Uma História Suja, de Luis Sepúlveda, por estar estrategicamente colocado num local da casa…;-) e agora estou a preparar-me para ler o Deus das Moscas . Nas férias vou impondo uns desafios... talvez o D. Quixote. Se não conseguir ler este tenho uma lista de livros para tentar!!!
Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
Primeiro, e chamam-lhe obsessão se quiserem, o Cem anos de solidão do Gabriel Garcia Marquez. Depois o Guerra e Paz (um dos meus próximos desafios!)…pelo menos ia ter muito para ler. O Utopia de Thomas More tema ideal para quem vai para uma ilha deserta. É claro que não podia faltar um livro de Psicologia (forense de preferência ou cheio de psicopatas...acho que levava o arquivo do Crime Library) e finalmente O Nosso Reino do Valter Hugo Mãe
A quem vais passar este testemunho (3 pessoas) e porquê?Hummmm... vou passar à Mariana (e espero que ela me responda!!), à Leonor e à Patrícia. 3 pessoas muito diferentes...que devem ler livros bem interessantes.
terça-feira, junho 14, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Ok, cá vai o meu comentário (se chegar atrasada amanhã para te ir buscar, a culpa é toda tua :p):
Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Hmm... Esta é complicada, mas talvez quisesse ser o Orgulho e Preconceito da Jane Austen. Talvez me ensinasse a ser mais humilde em certas e determinadas ocasiões e a julgar menos as coisas pelo primeiro impacto... Apaixonei-me pela história, pelo Mr Darcy e pela Elizabeth. Lindos!
Já alguma vez ficaste apanhadinha por uma personagem de ficção?
Sem dúvida. Apaixonei-me pelo vampiro Armand da Anne Rice. Belo, sensual, sofrido, artístico... e ruivo! Obrigada Carla, acabaste de desvendar esse mistério por mim ;) Ele podia vir morder-me o pescoço sempre que quisesse...
Qual foi o último livro que compraste?
Bem... defeito profissional, comprei três de seguida, do Beck. Ainda não os li. Mas para não falar em trabalho, creio que a minha última compra recai no Terra Devastada de T.S. Eliot. Ainda está em cima do candeeiro à espera de dias menos conturbados...
Qual o último livro que leste?
Poemas em Prosa de Oscar Wilde. Pena ter sido tão fininho... e ser tão religioso, mas claro que temos que ver para além disso. E adorei lê-lo em inglês e depois em português (era edição bilingue, está visto)... E ter uma tradução por um homem chamado Possidónio Cachapa faz-nos sempre pensar na crueldade na mente das mães aquando do registo dos seus rebentos... Ena, que Freudiano, culpar a mãe! :D
Que livros estás a ler?
Ora bem: vou reler o livro sobre os cuidados no paciente canceroso (Psi da Saúde, yay) por obrigação; Ao Sabor do Tempo, vol. I do sempre sábio Prof. Doutor Pinto da Costa (muito bom para quem gosta de coisas forenses); de vez em quando dou uma espreitadela no Medo de Al Berto (muito bom, sem dúvida alguma, para quem gostar de coisas ecléticas); e estou a reler um livro editado por uma pessoa que me é próxima, chamado Delírios & Mentiras (o autor é segredo, Carla...) ;)
Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
Hmm... deixa pensar: levava o The Vampire Armand, para não perder o meu amado ficcionário de vista; a trilogia do Senhor dos Anéis (só não digo que levava também o Hobbit para não dizerem que estaria a fazer batota) e... ou O Perfume, ou um de investigação forense, sem dúvida... Sê uma menina linda e deixa-me levar mais um, um de gatos!
A quem passava este testemunho? Bem, para não me repetir em relação à Carla: à Ivette (mãe), porque tinha curiosidade em saber se não apareceria aí um livro descabido qualquer (lol); ao Gil Grissom, se ele existisse realmente, só para saber se ele lia assim tanto Edgar Allan Poe quanto parece na série CSI (olha, outro autor óptimo para ler, mas não o levava para a ilha, senão ainda me ia afogar no charco mais próximo...); finalmente, e tendo em conta que estou "desispirada", a mim mesma daqui a uns 10 anos, só para ver o que mudava... nada egocêntrico, hein? ;)
Charã! Espero que tenhas gostado, Carlinha. Até amanhã!
Leonor
Enviar um comentário