Não pertenço a nenhuma sociedade protectora de animais, mas desde sempre gostei de animais, desde pequena que me habituei a trata-los bem e a pensar neles como seres com sentimento (o que quer que isso seja). Desde que mudei de casa, comecei a ter mais contacto com os circos que se instalam aqui perto (de 3 em 3 meses lá vem um). O facto é que é extremamente deprimente ver como os animais são mantidos: em lugares demasiado quentes ou frios (dependendo da altura do ano), sem condições para se mexer (já vi leões que só conseguiam andar à volta de si mesmos), mal nutridos, com mau aspecto, enfim... a lista nunca mais acaba.
Tentei uma vez o contacto com o veterinário da câmara municipal, mas não adiantou muito (os animais passaram a ter mais 10 cm de sombra e a receber água mais vezes ao dia).
Há uns dias deparei-me com esta frase num jornal: "os treinadores de elefantes George L. e Byron F. escreveram: um elefante de circo bem treinado é um elefante bem assustado".
Esta frase resume muito bem o que me passa pela cabeça sempre que passo por um circo...
2 comentários:
N somos todos animais de um circo?
E ainda criam programas como "O Circo das Celebridades"... O que vale é que não estão a ter sucesso nenhum, para além de não conseguirem patrocínios (graças às pressões de associações de animais; eu mandei alguns mails de protesto também, e é bom saber que resultou)
Sempre jurei que nunca haveria de ir a nenhum circo que tenha animais, e mantenho essa jura. Que gozo tem ver animais assustados, magros e infelizes? Nenhum!
Mai nada... E diz à Beatriz que a tia Leonor lhe há-de dar animaizinhos de peluche "em liberdade" para ela saber o que é um leãozinho feliz, um patinho feliz... :p
Enviar um comentário