Desde pequena que frequento as praias das Caxinas...até aos 10 anos mesmo em frente à casa dos meus pais (a praia em frente à igreja das Caxinas), depois a praia do Farol, pelos 15 a praia em frente ao café Canoa, pelos 17 mudamo-nos para a praia em frente ao Caximar, ficava mais perto do Clave de Sol e tinha a vantagem de ter uma rede de voley (que um fantástico nadador-salvador se auto-incumbia de colocar e retirar todos os dias!)... e agora ficamos entre o antes e depois do Caximar (depende da maré!!).
A partir do momento em nos mudamos para a praia em frente ao Café Canoa, houve sempre uma coisa que me irritou profundamente...a porcaria das barracas: não posso fazer praia onde quero, ou alugo uma barraca ou torro ao sol (não são permitidos guarda-sol (impede suas excelências de ver o mar!!), logo me dizem... "ali é a zona de guarda sol"...ao qual eu costumo responder...ali é ali...eu quero ficar aqui! "Então tem de fechar o guarda-sol!". Irrito-me...protesto...de nada vale!
Afinal...de quem é a praia?! Eu sei que as praias estão entregues aos banheiros e que deles depende a praia vigiada e a limpeza das praias...mas não chega a exploração dos bares? Em vez de alugar barracas aluguem guarda-sol e paraventos!!Por este andar não poderemos fazer praia sem pagar barracas... ou isso ou apanhamos um escaldão ou fazemos praia onde não queremos!!!
Não consigo perceber como se deixa alugar uma praia onde nem sabemos se podemos tomar banho...podemos ficar com salmonelas, agora abrir um guarda-sol é que não!
A segunda coisa que mais me irritou foi a exclusão da rede de Voley...durante 3 ou 4 aos (se tanto) tivemos o prazer de praticar desporto na praia (e acreditem que era bem organizado o espaço!)...mas havia sempre problemas com algumas excelências... ou atravessavam o campo de jogo (de preferência nas calmas) ou levavam a cadeirinha, o protector solar e a Revista Maria (confesso que maioritariamente eram mulheres!) e sentavam-se mesmo ao lado da linha de fundo do campo...quando levavam com uma bola...faziam uma cena daquelas (apesar de avisarmos e pedirmos para se deslocarem ligeiramente para cima, mas nããããooo...era ali mesmo ao lado da linha de fundo!!), mas tirando esses precalços era bem divertido!. Bem com mais barracas e menos praia, lá se foi a rede de voley...ainda resta o campo de futebol improvisado (para lá do Caximar) que está dependente da maré vaza... mas parece que este ano está dificil...o mar está a fazer um degrau enorme. Vamos ver, mas queria a(s) minha(s) praia(s) de volta!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário